Detalhes do serviço: Fisioterapia em obstetrícia

Fisioterapia em obstetrícia

A gestação é um momento sublime para a mulher. Durante este período importantes alterações fisiológicas ocorrem preparando o corpo da mulher para o desenvolvimento e crescimento do bebê.
A mulher pode ser muito beneficiada com fisioterapia antes, durante e após a gravidez. 

Pré-gestação
Mesmo antes de engravidar a mulher pode iniciar um programa de treinamento para preparação física da gravidez, através de exercícios de postura, flexibilidade e treinamento dos músculos do assoalho pélvico.

Gestação
Após a 12ª semana (liberação médica) inicia-se um programa específico para a gestante com exercícios que visam o fortalecimento muscular, principalmente braços, pernas e assoalho pélvico, alongamentos, correção da postura e consciência corporal.
Prevenção e tratamento algumas disfunções e dores como lombalgias, pubalgias, Síndrome do Túnel do Carpo, etc. 

Preparação para o parto
A preparação para o parto é importantíssima!
Durante esta fase (35/36ª semana) enfatiza-se o relaxamento muscular e a massagem perineal, além de orientações sobre posturas e posicionamentos durante o trabalho de parto e uso do Epi-NO. Especificamente no trabalho de parto a fisioterapia auxiliará no controle da dor (relaxamentos, respirações, TENS, posturas, etc).

Pós-parto
No puerpério (45 dias após o parto) o objetivo é acelerar o retorno às condições antes da gravidez, além de reabilitar possíveis complicações (incontinência urinária e fecal, disfunções sexuais, diástase abdominal, etc). 

Quero saber mais